CORONAVÍRUS: a atenção necessária para a prática de exercícios em casa – Dr Jerry Boni

Olá! Como vai sua quarentena?

O momento de pandemia provocado pelo coronavírus (Covid-19) fez a nossa rotina diminuir bastante. Por isso, a prática de atividades física constante é fundamental para manter a saúde em dia e auxiliar no combate ao vírus.

Eu sei que as academias estão fechadas por causa dos decretos estaduais para evitar o isolamento social e a propagação do vírus, mas existe uma solução: as rotinas de exercícios físicos em casa. São necessários, porém, alguns cuidados para evitar lesões pelo corpo!

Uma postura inadequada e o exagero nos exercícios, por exemplo, podem provocar contusões, já que você não terá um personal trainer ao seu lado. A região das costas exige atenção redobrada. O interessante é que você siga cuidados básicos, principalmente se for sedentário. 

A primeira dica é: não é possível obter a boa forma em apenas uma dia, por isso é importante criar uma rotina de exercícios, aumentando gradativamente o nível e a dificuldade dos exercícios, assim a como a quantidade de repetições.

Aí vão mais dicas:

Antes das atividades, alongue-se para aumentar sua flexibilidade. Faça isto antes e depois dos exercícios. O hábito ajuda a relaxar e, além de tudo, promove bem-estar.

Quando estiver fazer os exercícios, fique atento à postura corporal, pois fazer os exercícios de forma errada pode causar lesões e provocar o efeito inverso daquilo que você pretende obter. 

Se você tem esteira em casa, correr é uma boa opção. Se não tiver prática na corrida, pode começar com uma caminhada. É importante ficar atento à postura. Cuidado com os joelhos e com a coluna, principalmente.

Fique atento ao seu redor. Retire objetos que possam causar-lhe algum acidente. Beba bastante água, mantenha-se hidratado e mãos à obra!

E, a dica mais importante para esta época de pandemia: siga as recomendações do Ministério da Saúde. Cuide de sua higiene e proteja-se do coronavírus! 

Dr. Jerry Boni – RQE: 5907 / CRM: 8753 

Médico Ortopedista e Traumatologista com treinamentos no Brasil e no Exterior, na área clínica e artroscópica Cirurgica do Ombro e cotovelo.

Contato: (83) 999411630

Atendimentos:
Clinor – unidades do Centro, Bancários e Praia

Site: www.meuortopedista.com.br